Reading time: less than 1 minute
Texto abaixo serve para você ter uma idéia de como se aplica o Marketing de conteúdo.
É o processo de criar, publicar e promover conteúdos para seu cliente.
Esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.
A definição mais utilizada por Joe Pulizzi, fundador do
Instituto de marketing de conteúdo:
“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”[2]
Joe Pulizzi conta que passou a usar a expressão Marketing de Conteúdo em 2001, quando trabalhava em uma grande empresa de mídia chamada Penton Media, com sede em Cleveland, nos EUA. Posteriormente, em 2007, fundou o Instituto de marketing de conteúdo:
O conceito se baseia em gerar fidelização dos clientes e entregar informações valiosas de maneira consistente.
O conteúdo é produzido pelas marcas visando aproximar-se do cliente e sanar as dúvidas/objeções e dicas ao longo do funil de vendas, mas sem intenção comercial direta, e sim educacional.[4]
Pode ser publicado em diferentes formatos tanto off-line (revistas impressas, eventos presenciais etc.) como on-line (vídeos, e-books, posts, guias, artigos, etc.).
Não é focado exclusivamente em vendas, em compartilhamento de conteúdo relevante e útil.
Com tamanha abordagem, diversas agências se especializaram nesta vertente. Ao juntar diferentes profissionais, estas alcançam entregas completas e resultados eficazes em múltiplos formatos.
Em agências de conteúdo pode-se encontrar fotógrafos, produtores, programadores, jornalistas, redatores e diretores de arte
Objetivos
O objetivo central é a formação de um público fiel[6]. Uma marca utiliza todos os mecanismos para reunir pessoas interessadas, tornando-se referência para elas. Uma vez que essa plateia esteja consolidada — o que leva meses ou anos para acontecer —, a marca colhe os benefícios. Em um de seus livros, intitulado Epic Content Marketing,[7] Joe Pulizzi lista os objetivos frequentes das empresas. São eles:
- Consciência da marca;
- Geração e nutrição de leads;
- Conversão em clientes;
- Serviço ao cliente;
- Fidelização e retenção do cliente;
- Upsell do cliente;
- Geração de defensores da marca.
Já Kotler, Kartajaya e Setiawan, no livro Marketing 4.0[8], dividem os objetivos do Marketing de Conteúdo em duas grandes categorias: a primeira ligada às vendas: geração de leads, vendas efetivas, cross-selling, up-selling e vendas por indicação de outros clientes”; e a segunda categoria reúne as metas relacionadas à marca: “consciência de marca, associação da marca e fidelidade/defesa da marca”.
O marketing de conteúdo é um dos grandes motores para atrair clientes de qualidade, frente ao marketing digital.
Origem:Texto explicativo, extraído, Wikipédia, a enciclopédia livre.